Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
AEDB PARTICIPA DA SEMANA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL DA ABMES
03/04/2019 14:08 em Novidades

A Associação Educacional Dom Bosco – AEDB está participando da 12ª Semana de Responsabilidade Social, promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES, anualmente, sempre no mês de setembro, com o propósito de estabelecer uma ponte entre o setor acadêmico e a comunidade, por meio de ações sociais realizadas por instituições de ensino superior privado de todo o Brasil.

Para participar desta iniciativa da ABMES e merecer o selo de “Instituição Socialmente Responsável”, as instituições devem cadastrar, no site da ABMES, as ações de responsabilidade social desenvolvidas por seus alunos e professores no transcurso da Semana (18 a 23/9) e aquelas realizadas ao longo do ano. Segundo os organizadores, o selo atesta que a instituição de ensino se preocupa com o bem-estar social e com o desenvolvimento sustentável da comunidade na qual está inserida.

Participação da AEDB

Este ano, a AEDB inscreveu na Semana da Responsabilidade Social (18 a 23 de setembro) inúmeras ações comunitárias que estão sendo realizadas por alunos do curso de Administração, além da campanha Atitude Legal desenvolvida pelo curso de Comunicação Social, com a participação dos estudantes de todos os outros cursos das Faculdades Dom Bosco.

Merece destaque, também, a atuação dos alunos de Engenharia Civil, que têm dado apoio permanente ao Centro Educativo Esperança do Futuro, através da execução de projetos e obras prediais na sede do Centro. Este é um trabalho voluntário do coordenador do curso, prof. Michel Haddad, envolvendo seus alunos. No mês de setembro, os estudantes pintaram a fachada do prédio.

atitude 2017

Atitude Legal

Em sua 7ª edição, a campanha Atitude Legal, coordenada pelos alunos do 1º ano de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, sob a orientação da profª Maria Aparecida Cunha, arrecadou alimentos não perecíveis, que foram entregues à Sociedade São Vicente de Paula, que ficará encarregada de sua distribuição para comunidades carentes assistidas pelos Vicentinos.

Segundo informação do aluno Alex Anderson de Carvalho, foram arrecadados 21 kg de feijão, 83 kg de arroz, 36 kg de açúcar e 18 kg de macarrão, além de outros alimentos, como farinha de mandioca, fubá, canjiquinha, óleo, achocolatado, café, pipoca e biscoito maizena.

Na avaliação de Alex, a campanha Atitude Legal “vem, a cada ano, se solidificando na região e mostrando que, através de pequenas atitudes, nós podemos conseguir grandes ações”, finaliza o aluno.

 

Responsabilidade social corporativa

Os estudantes do 4º ano de Administração, orientados pelo prof. Carlos Augusto Menezes, estão desenvolvendo um Projeto de Ação Social, prestando apoio a algumas entidades assistenciais de Resende, entre elas o Asilo Nicolino Gulhot (para o qual foi arrecadado o total de 222 litros de leite!) e a Casa da Acolhida, além da Associação de Catadores Recicla Resende, para a qual está sendo desenvolvida uma campanha de divulgação, através da mídia, com o objetivo de conscientizar a população da importância da coleta seletiva para a preservação do meio ambiente.

Os alunos conseguiram uma inserção no site da TV Rio Sul, além de entrevista na rádio Real FM, onde foi ressaltada a importância desta Associação, também para a geração de trabalho e renda para os catadores de Resende. A próxima etapa será a panfletagem nos bairros Ipiranga II, Cidade Alegria, Alphaville e Boa Vista, conscientizando os moradores e orientando quanto aos critérios da separação dos resíduos.

Casa da Acolhida

Também em setembro, estudantes do 4º ano de ADM promoveram uma visita, ao campus da AEDB, dos adolescentes abrigados na Casa da Acolhida, mantida pela Prefeitura de Resende, quando eles puderam conhecer as instalações das Faculdades Dom Bosco. A programação da visita incluiu a exibição de um filme institucional e a realização de duas palestras: uma de orientação sobre como se comportar em entrevista de emprego, proferida pela colaboradora Márcia Guedes, do Núcleo Integrado de Comunicação; e outra sobre orçamento familiar, com orientação sobre como lidar com o dinheiro, ministrada pelo ouvidor da AEDB, Haroldo Costa. As palestras tiveram por objetivo proporcionar conhecimentos aos adolescentes, tendo em vista sua reintegração na sociedade.

 

AEDB/NIC
Assessoria de Imprensa
22/09/2017

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!